Snoop Dogg, nome artístico de Cordozar Calvin Broadus; (Long Beach, 20 de outubro de 1971), é um rapper e ator americano.
Ganhou o apelido de "Snoopy" de sua mãe e adotou o nome artístico de "Snoop Doggy Dogg" quando começou a gravar. Snoop já atuou no cinema, com participações em filmes.
Índice[esconder] |
História
Nascido em Long Beach, na Califórnia, Snoop Dogg entrou no mundo do rap como um orgulhoso representante da costa oeste dos Estados Unidos. Em 1992, quando ele surgiu, a costa oeste era conhecida por rappers como Tupac, Eazy-E, Dr. Dre, Ice Cube e Ice T, artistas "inteligentes" e da linha gangsta rap, que pintavam um retrato realista e perturbador da vida.
Snoop Dogg começou a carreira como membro do grupo 213, que também incluía Warren G e Nate Dogg, conhecidos mais pelas suas carreiras solo do que pelo grupo. Os fãs de hip hop ouviram o estilo malandro de Snoop Dogg pela primeira vez com o filme de Dr. Dre, Deep Cover. Depois, ele apareceu no disco clássico de Dre, The Chronic, em que interpreta o sucesso "Nuthin' but a "G" Thang", uma das muitas colaborações que reuniu os dois rappers ao longo dos anos.
Dogg era muito amigo de Tupac Shakur, e chegou a compor músicas com ele quando ainda gravava pela Death Row Records. É notória também a sua amizade com o grande rapper-produtor Dr. Dre, que o lançou no mainstream do rap em sua primeira aparição no videoclipes de "Nuthin' but a "G" Thang", do álbum The Chronic, de Dre, em 1992.
Seu primeiro lançamento, foi o álbum Doggystyle, lançado pelo célebre selo do hip hop, Death Row, do magnata Suge Knight. Lançado em 1993, tornou-se o primeiro disco de estréia de um artista a chegar ao número um da parada geral da Billboard e recebeu encomendas antecipadas de 1,5 milhão de unidades. Doggystyle já vendeu mais de sete milhões de unidades em todo o mundo e é considerado como um dos maiores álbuns de hip hop da história. O segundo álbum, e que já não contou com Dr. Dre na produção, saiu em 1996, e intitulava-se Tha Doggfather, que também estreou na primeira posição na Billboard.
Logo depois fechou contrato com a No Limit Records, de Master P, onde gravou Da Game Is to Be Sold, Not to Be Told (1998), No Limit Top Dogg (1999) e Tha Last Meal (2000). Em 2002 o rapper passou para a Priority/Capitol e lançou Paid tha Cost to Be da Bo$$, que teve como maior êxito o tema "Beautiful", cujo videoclipe foi filmado em locações no Brasil (no Rio de Janeiro), e que contou com a participação de Pharrell Williams, dos The Neptunes. Fundou seu próprio selo, Doggystyle Records, distribuído pela MCA, e uma grife de roupas, a Snoop Dogg Clothing.
Em 2004 lançou o seu trabalho R&G (Rhythm & Gangsta): The Masterpiece, do qual já se extraíram os singles "Drop It Like It's Hot", "Let's Get Blown", ambos com a participação de Pharrell Williams, e ainda mais "Signs" que conta com a colaboração de Justin Timberlake e Charlie Wilson. No ano de 2006 lançou novo álbum, Tha Blue Carpet Treatment, onde contou com participações de R. Kelly, B-Real, E-40, Game, Akon, entre outros. Tha Blue Carpet Treatment teve singles como "That's That" (com R. Kelly), "Vato" (com B-Real), "Drippin' Like Water" (com E-40, Daz, Mc Eith, Goldie Loc e Kurupt, e o mais recente "Boss Life" com Akon na versão do disco e na versão do videoclipe Nate Dogg.
Seu lado cômico lhe proporcionou uma série de papéis em filmes como Baby Boy, de John Singleton, Dia de Treinamento, com Denzel Washington, Confusões no Lava-Jato (que também conta com participação de Dr. Dre), e o filme de terror Bones, entre outros.
Em 18 de maio e outubro de 2001, Snoop Dogg foi multado e preso por porte de maconha.[1] Em 2008 lançou o álbum Ego Trippin'.
Discografia
- 1993 - Doggystyle
- 1996 - Tha Doggfather
- 1998 - Da Game Is to Be Sold, Not to Be Told
- 1999 - No Limit Top Dogg
- 2000 - Tha Last Meal
- 2002 - Paid tha Cost to Be da Boss
- 2004 - R&G (Rhythm & Gangsta): The Masterpiece
- 2006 - Tha Blue Carpet Treatment
- 2008 - Ego Trippin'
- 2009 - Malice in Wonderland
Filmografia
- 1998 - Pra Lá de Bagdá - Scavenger Smoker
- 1998 - Jogo Bruto - Kool Kitty Kat
- 1998 - Ride - Mente
- 1998 - Documentry of Shawn - Brian
- 1999 - Garotos Brancos (aparição) (também com a música "Whiteboys")
- 2001 - Parceiros no Crime
- 2001 - Baby Boy - O Dono da Rua - Rodney (Ouro)[2]
- 2001 - Dia de Treinamento - Blue
- 2001 - Bones - O Anjo das Trevas - Jimmy Bones
- 2001 - Confusões no Lava-Jato - Dee Loc (também produtor executivo)
- 2003 - Dias Incríveis - ele mesmo (aparição)
- 2003 - Pauly Shore Está Morto
- 2003 - O Mais Procurado (voz)
- 2004 - Starsky & Hurch - Justiça em Dobro - Huggy Bear
- 2004 - Uma Festa no Ar - Antonio Mack
- 2005 - Deu Zebra - Lightning (voz)
- 2005 - The L.A. Riot Spectacular (narrador)
- 2005 - Boss'n Up - Cordé Christopher
- 2006 - O Inquilino - Willie Spermint
- 2006 - Welcome to Hood of Horror - Caçador do Inferno/Devon/Narrador (também produtor executivo)
- 2009 - Brüno
Referências
- ↑ Rapper Snoop Doggy Dogg Cited on Marijuana Charge, Los Angeles Times, 3 de maio de 1998.
- ↑ Sales Awards pela Entertainment Merchants Association
Nenhum comentário:
Postar um comentário