segunda-feira, 17 de maio de 2010
Moonwalk
Moonwalk(Em português algo como: Andando Para a Lua), também chamado back-slide é um passo de dança, popularizado pelo músico norte-americano Michael Jackson, que se tornou sua marca registrada.
O passo era realizado pelo astro durante performances da lendária canção Billie Jean, mas Michael já o fez em outras performances como Stranger in Moscow, Thriller e Smooth Criminal. O passo se tornou mundialmente famoso na noite de 25 de março de 1983, no especial da Motown Records transmitido pela TV: "Motown 25: Yesterday, Today and Forever", onde Michael Jackson se apresentou e fez o moonwalk pela primeira vez em público. Michael estava se apresentando com a música Billie Jean, ao fim da música Michael andou até o lado esquerdo do palco e voltou em um suave e mágico deslizar de costas. A Revista Rolling Stone em uma reportagem da época disse: "Foi aquele o momento que cristalizou o status de celebridade de Michael Jackson". O Moonwalk é famoso por produzir uma espécie de ilusão ótica, uma vez que se tem a impressão de que a pessoa que o executa está andando para a frente, enquanto todo cenario "diz" que está andando para trás. [1]
Moonwalk tornou-se o passo de dança mais famoso de Jackson, ao lado do "The Lean" - Que por sua vez, não menos brilhante, consiste em desafiar a gravidade, inclinando-se para frente, sem tirar os pés do chão, em um incrível ângulo de 45º.
Índice
Origem
O "moonwalk" (ou backslide) foi popularizado pelo cantor Michael Jackson, porém, os primeiros registros do passo são de anos antes do músico nascer.
Um artista americano chamado Bill Bailey aparece fazendo o movimento no filme "Cabin in the Sky" (1943), estrelado por Ethel Waters, 'Eddie 'Rochester' Anderson' e Lena Horne. Durante a década de 50, Bill também fez aparições em programas da TV americana. Ele faleceu em 12 de Dezembro de 1978.
Em sua autobiografia Moonwalk, Michael disse que esse passo fora inventado junto com os garotos negros nos guetos de Indiana, nos EUA.
Antes pouquíssimo conhecido e popular, o brilhante moonwalk se tornou um dos mais incríveis passos de todos os tempos num piscar de olhos: No dia 25 de Março de 1983, no especial para a TV promovido pela gravadora norte-americana Motown Records, para comemorar seus 25 anos de sucesso, intitulado: "Motown 25: Yesterday, Today and Forever". Michael, junto com seus irmãos, os The Jackson Five - Que durante quase toda a década de 1970 eram contratados da gravadora, responsável inclusive pelo estrelato dos irmãos - foram convidados para interpretar seus maiores sucessos pela gravadora, e Michael, seus sucessos em sua carreira solo, também pelo selo da Motown.
Porém, Michael só aceitou participar da comemoração com uma condição: Cantaria com os irmãos os sucessos da época em que trabalhavam para a empresa, mas queria intepretar seu mais novo sucesso em carreira solo: "Billie Jean", pelo selo da Epic, subsidiária da CBS Records (Gravadora que contratou Michael e os irmãos depois da saida da Motown) - O que, tecnicamente era algo atípico, já que a festa era para comemorar os sucessos da Motown, e a canção "Billie Jean" era de outro selo, a Epic, sendo concorrentes uma da outra.
Porém, Berry Gordy, dono da Motown, apesar de relutar, acabou cedendo, já que Michael já era estrela, e tê-lo em seu especial já era suficiente.
Então, depois de cantar várias canções da época dos The Jackson 5 junto com seus irmãos, Michael ficou sozinho no palco. Vestindo calças e sapatos pretos, chápeu (tipo fedora) e jaqueta [esta última brilhante], camiseta por baixo branca brilhante, assim como as meias, e, pra fechar uma luva branca-brilhante (imitando diamantes) na mão esquerda, o futuro Rei do Pop iniciou a coreografia fantástica: Segurando o chápeu, vestiu-o rapidamente com a mão direita, flexionando uma das pernas. Com a mão na virilha e movimentando-se habilmente conforme os acordes de "Billie Jean", atirou o chapéu para o lado, fez um rapido movimento com as mãoes, tirando o microfone do suporte com a mão esquerda.
Interpretando brilhantemente cada passo da canção desenvolvida e criada pelo próprio Jackson, acompanhado pelos gritos de impolgação da pratéia, fez uma hábil pose e movimentos sincronizados, virou-se, e, surpreendendo à não somente à todos ali presentes mas todos os telespectadores que assistiam ao especial, Michael apoiou a ponta do pé direito contra o chão e colocando o outro em repouso, em uma sinueta em forma de "L", arrastando o pé esquerdo rapidamente, invertendo o mesmo movimento, fazendo com que Michael desliza-se habilmente para trás, fazendo aquele que se tornaria sua marca registrada e que acabaria por popularizar como um dos passos mais conhecidos de todos os tempos: o moonwalk! Impressionados com os passos a platéia ficou em choque, vendo Jackson terminar o famoso passo, rodopiando e se apoiando apenas com as pontas dos pés!
Depois de repetir o passo rapidamente de novo, foi ovacionado pela platéia, que, chocada, aplaudiu de pé o futuro Rei do Pop, confirmando naquele momento seu enorme talento e provando o porquê de seu estrelato e fama absurdos.
O passo
Apesar de ser um passo que requer treino e dedicação para sua perfeita realização, o moonwalk pode ser dividido em passo por passo:
Passo 1 - Apóia-se a ponta do pé direito contra o chão, mantendo o pé esquerdo em repouso;
Passo 2 - Arrasta-se o pé esquerdo alguns centímetros para trás;
Passo 3 - Realiza-se o mesmo movimento invertendo os pés;
Os ombros e a cabeça também são importantes para a ilusão de ótica do passo de Jackson:
Passo 4 - Movimente os ombros para trás e o pescoço e a cabeça para frente;
Passo 5 - Troce as posições: Movimente-se seu pescoço e cabeça para trás e os ombros, por sua vez, para frente;
Passo 6 - Alterne rapidamente e movimente-se os ombros e o pescoço junto com os pés, para dar a ilusão de deslizar para trás;
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário