quarta-feira, 19 de maio de 2010
Ice Cube
Ice Cube, cujo verdadeiro nome é O'shea Jackson (nasceu em 15 de junho de 1969 em Los Angeles, Califórnia), é um dos grandes ícones do rap, além de ator, diretor e produtor musical. Ex integrante do lendário grupo N.W.A, da gravadora Ruthless Records fundada por Eazy E, fez inúmeros filmes dentre eles a comédia "Friday" e "XXX2". Desde 1995, a carreira de Jackson tem diminuido razuávelmente, enquanto que sua careira cinematográfica tem aumentado com os anos. O'shea é um dos últimos rappers da velha guarda do Hip hop (1979-1984) e continua como um dos melhores rappers da costa oeste americana, tendo ajudado esta em muitos conflitos com a Costa Leste. Também é visto mundialmente como um dos criadores do Gangsta rap.
Ele se casou com Kimberly Woodruff em 1992, com quem vive junto com seus quatro filhos numa propriedade em Encino, Califórnia.
Índice
Biografia
Antes da Fama
O'shea Jackson nasceu em South Central Los Angeles, Califórnia, o filho de Doris Jackson (nome de solteira Doris Benjamin), uma funcionária de um hospital e Andrew Jackson, que trabalhava como jardineiro na Universidade da Califórnia em Los Angeles. Seus primos são Teren Delvon Jones, mais conhecido com Del Tha Funkee Homosapien, do Deltron 3030, Gorillaz e Hieroglyphics, e Kam, do The Warzone (MC Eith, Goldie Loc e Kam). Aos dezesseis anos, Ice Cube desenvolveu um interesse pelo hip hop, começou a escrever raps na William Howard Taft High School, na classe de teclado. Ice Cube começou na cena do gangsta rap no grupo C.I.A. em 1984, mas teve muito pouco conhecimento, até que lançou o álbum chamado My Posse em 1987, porém continuou sem reconhecimento.
[editar] No N.W.A
Através do membro do C.I.A. Sir Jinx, Ice Cube conheceu Dr. Dre (hoje o maior produtor do hip-hop e também primo de Jinx), foi aí que começaram a vender mixtapes e cantarem em clubes noturnos, algum tempo depois conheceram Eazy E e Arabian Prince para formar o N.W.A., aí Dre descobriu um lado produtor de Ice Cube, ele produziu Boyz N The Hood, Dopeman e 8-Ball para os CDs do Eazy-E e do N.W.A., ele também mostrou seu lado violento fazendo a música "Fuck The Police" onde receberam uma carta do FBI para moderar na linguagem. Em 1989 Ice Cube e Jerry Heller (o empresário do N.W.A) tiveram uma péssima relação, fazendo-o sair do N.W.A. e logo em seguida fazer uma música para o grupo onde acusava o empresário de roubar todo o dinheiro do grupo. Mas, hoje em dia ele e os membros estão em paz, ele já até fez tributos para Eazy-E falando estar muito triste com uma grande perda.
[editar] Carreira Solo (musical)
Na Carreira solo o 1º álbum foi AmeriKKKa's Most Wanted, um clássico do Gangsta Rap, o álbum foi praticamente inteiro perfeito, feito em parceria com Chuck D (membro do Public Enemy). No mesmo ano do lançamento de AmeriKKKa's Most Wanted, Ice Cube lança Kill at Will, um EP de 7 músicas. Em 1991 lançou Death Certificate que abordava vários temas como um negro jovem sobrevivendo no gueto, drogas, violência, repressão do estado, brutalidade da polícia, entre outros. Logo após lançou The Predator onde ganhou platina em apenas 4 dias de lançamento, isso transformou Ice Cube como um dos maiores vendedores do gangsta rap. Em 1993 lançou Lethal Injection, o álbum não fez tanto sucesso quanto os anteriores, Cube falou que o rap dele tinha acabado e que aquela era a era do G-Funk. Após 1995, ele afastou-se um pouco da carreira musical para trabalhar em produções cinematográficas e na carreira de músicos como Mack 10 e Mr. Short Khop. Em 1998 lançou a primeira parte do projeto de duas partes War & Peace, War & Peace Vol. 1 (The War Disc). O álbum tem participação da banda Korn e em 2000 lança a última parte do projeto, War & Peace Vol. 2 (The Peace Disc). Os dois álbuns obteram status de Platina. Esse foi o último lançamento de Cube sobre a Priority Records. Seis anos depois Cube lança Laugh Now, Cry Later, esse sobre sua própria gravadora, a Lench Mob Records e em 2008 lança Raw Footage. Os dois obteram status de Ouro.
[editar] Westside Connection
Ice Cube estava chateado de fazer rap solo e resolveu formar um novo grupo, chamou seus melhores amigos Mack 10 e WC para formar o novo grupo de rap, realmente fez sucesso, o álbum de estréia do grupo Bow Down, lançado em 22 de Outubro de 1996, vendeu cerca de 1.700.000 conseguindo platina no final de 1996, Bow Down faz inúmeras referências desreispeitosas ao Hip hop da Costa Leste, os rivais do grupo na época: Common e B-Real (líder da banda Cypress Hill) e ao amigo de Cube Eazy-E que tinha morrido de HIV um ano antes do lançamento do álbum. O segundo, (Terrorist Threats), lançado em 9 de Dezembro de 2003 não teve tanta sorte e vendeu 679.000 cópias conseguindo certificado de ouro, porém fez um grande sucesso criticamente falando devido ao seu popular single Gangsta Nation, que foi um hit da rádio e que tem a participação do rapper Nate Dogg.
[editar] Recentemente
Em 2004, seus hit singles "Check Yo Self", It Was a Good Day e a colaboração com Da Lench Mob Guerrillas in da Mist apareceram no popular videogame Grand Theft Auto: San Andreas, na fictícia estação de rádio Radio Los Santos .
No final de 2005, Cube e o premiado cineasta R.J. Cutler se uniram para criar a série documental de seis partes intitulada Black. White., Que foi transmitida pelo canal fechado FX. Em Maio de 2006 Cube acusou Oprah Winfrey de não convidar rappers para seu show e, especificamente, de não convidá-lo para o show, quando o resto do elenco de filmes em que ele participou foram convidados.
Ele também assinou contrato para estrelar e produzir Welcome Back, Kotter, uma adaptação cinematográfica da série televisiva dos anos 1970. Cube fará o personagem principal, que originalmente foi interpretado por Gabe Kaplan. Sua empresa cinematográfica, Cube Vision Productions, selou um acordo com a Dimension Films para trazer o show para os cinemas.
Em uma entrevista em Londres, ele e Damon Albarn revelaram que estam negociando uma colaboração para os Gorillaz.
Em Outubro de 2006, Ice Cube foi uma homenageado no evento anual VH1 Hip Hop Honors. Ele foi homenageado por Xzibit, Lil Jon e WC do Westside Connection, todos indo ao palco para cantar alguns dos clássicos de Cube e Ice Cube também tocou "Why We Thugs" e "Go To Church" de seu mais recente álbum na época, Laugh Now, Cry Mais Later. Grande parte da população de Nova Iorque comparece ao evento.
Sendo Pai de quatro filhos, recebeu um pedido deTerry Gross do progama de rádio Fresh Air para fornecer alguma perspectiva sobre a relação entre seu trabalho e sua família. Quando Terry o perguntou se ele não dá permissão aos seus filhos para ouvir suas músicas, ele respondeu: "É meu dever incutir nos meus filhos um nível de auto-respeito, ajudando-os a compreender o conteúdo violento encontrado não só na música, mas também no noticiário da noite". Quando o perguntaram sobre o que ele diz a seus filhos sobre palavrões, ele respondeu que diz a eles: "há momentos adequados para usar qualquer tipo de linguagem .... Adultos nunca devem ouvir vocês usarem essas palavras. Se vocês quiserem usá-las com seus amigos, isso já é com vocês."
Filmes
Ice Cube teve uma fantástica performance no filme Boyz N The Hood com Cuba Gooding Jr. e Laurence Fishburne, isso despertou interesse de diretores para fazer outros filmes de sucesso como Friday, 3 Reis, Anaconda, Furia em Duas Rodas e Triplo X 2: Estado de Emergência. Quando perguntaram-lhe se gostava mais de filmes ou de rap, ele respondeu que quando aparece uma oportunidade as pessoas devem pegá-la. O sucesso de seus filmes foi tão grande que ele até lançou 1 CD com as melhores músicas de seus filmes.
Discografia
Como artista solo, Ice Cube já vendeu mais de 16,000,000 de álbuns só nos EUA, sendo aproximadamente 20,000,000 no mundo todo, isso excluindo o EP de 1990 Kill at Will, que já vendeu mais de 1,000,000 de cópias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário