terça-feira, 18 de maio de 2010

Gangue

Uma gangue (derivado da palavra inglesa gang) é um grupo de indivíduos que compatilham uma identidade comum e, na concepção atual, se envolvem em atividades ilegais. Historicamente o termo refere-se tanto à grupos criminosos como grupos de pessoas comuns. Alguns antropólogos acreditam que esta estrutura, a gangue, é uma das formas mais antigas de organização humana.

Alguns interlocutores usam a palavra gangue para referir-se à pequenas, informais e desorganizadas "gangues de rua", enquanto sindicato ou crime organizado são usados para referir-se à maiores e mais poderosas organizações, como a Máfia italo-americana.

A palavra gangue geralmente aparece em um contexto pejorativo. Apesar disso, membros de gangues às vezes adotam a palavra numa forma de orgulho de identidade ou intimidação.

Gangues usam diversos sinais de mão chamados stackings para se comunicarem. Cada gangue tem o seu stacking o que ajuda a identificação de membros de cada gangue. Utilizam também cores, carros e até grafites para se identificarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário