sábado, 8 de maio de 2010

FACÇÃO CENTRAL

Facção Central é uma banda de rap brasileira, formado na cidade de São Paulo no ano de 1989. Ela é formada pelos cantores Eduardo, Dum-Dum, Jota Ariais, Smith e pelo DJ Marquinhos.

Índice

Formação

O grupo foi formado em 1989, na região central de São Paulo (Glicério, Cambuci e Ipiranga), sendo inicialmente integrado por Nego (hoje conhecido como rapper Mag), Eduardo e Jurandir. Nego e Jurandir deixaram o grupo, sendo substituídos por Dum Dum e Garga, que se juntaram a Eduardo e iniciaram as atividades do grupo. De 1997 para 1998 Garga saiu do grupo e Erick 12 chegou para somar, mas em seguida deixou o Facção Central (FC) e hoje apenas produz para o grupo.

Nascidos e criados em cortiços, os componentes Eduardo (compositor/intérprete) e Dum Dum (intérprete) conviveram desde a infância com violência social, tráfico de drogas, vícios, violência policial, delegacias e presídios. Um passado violento transformado em fonte de inspiração e traduzido em composições contundentes que relatam a realidade cotidiana das camadas mais baixas da sociedade, além de criticar duramente aqueles que, na visão do compositor Eduardo, seriam os causadores dos problemas discutidos nas letras das canções.

Postura

Ameaças policiais por telefone, censuras de algumas rádios, prisões pelo conteúdo de algumas letras e até mesmo a proibição de veiculação na televisão brasileira do videoclipe "Isso aqui é uma Guerra", considerado pelas autoridades como apologia ao crime são algumas das consequências decorrentes da postura do grupo.

Outros exemplos da postura do grupo são o lírico das músicas e o título das mesmas, como "Quando o Tiro do Fuzil Disparar", "A Marcha Fúnebre Prossegue", "A Boca Só se Cala Quando o Tiro Acerta", "A Guerra Não Vai Acabar", "Apologia ao Crime", "Pacto com o Diabo", "Eu Não Pedi Pra Nascer", entre outras.

Censura

"O clipe não fala da Disneylândia, mas do Brasil, o país onde mais se mata com arma de fogo. Se tivesse sido feito na Suécia, poderia até causar espanto. O espantoso é alguém daqui se chocar com o seu conteúdo."
Eduardo[1]

Em 1999, o grupo lançou o disco Versos Sangrentos, com batidas fortes e letras de protesto, relacionadas aos temas violência, corrupção, fome, violência policial e a ineficácia do governo. Ele foi alvo de censura, tendo o disco ido à loja com 15 músicas gravadas e um videoclipe da música "Isso aqui é uma Guerra", que foi acusada e censurada por apologia ao crime.[2][3]

O clipe foi ao ar durante seis meses, e chegou a passar na MTV, mas logo foi retirado pelo mesmo motivo.[4] Os integrantes afirmaram que não tinha nenhuma apologia no clipe, pois no final um dos bandidos que assaltaram o banco foi morto; com a mensagem de que o crime não compensa.

Após a censura

Mas este acontecimento não desestimulou o grupo, que continuou na luta gravando mais três discos de estúdio (A Marcha Fúnebre Prossegue, Direto do Campo de Extermínio e O Espetáculo do Circo dos Horrores). O intérprete e compositor Eduardo disse em uma entrevista que irá publicar um livro de sua autoria que está previsto para 2010.[5]

Discografia

Álbuns de estúdio

Álbuns ao vivo

Prêmios

Ano Prêmio Categoria Ref
2006 Prêmio Hutúz Grupo ou Artista Solo [6]
2009 Prêmio Hutúz Melhores grupos ou artistas solo da década [7]

Referências

  1. ISTOÉ Independente - Cultura. www.istoe.com.br. Página visitada em 7 de Abril de 2010.
  2. Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira. www.dicionariompb.com.br. Página visitada em 2009-08-24.
  3. Brazil - BRAZZIL - The Censors Are Back - Brazilian Censorship - October 2000. www.brazil-brasil.com. Página visitada em 7 de Abril de 2010.
  4. Independentes: saiba como foram feitos os clipes. mtv.uol.com.br. Página visitada em 7 de Abril de 2010.
  5. Nação Hip Hop: Entrevista com Eduardo - Facção Central. nacao-hiphop.blogspot.com. Página visitada em 7 de Abril de 2010.
  6. [http://www.rapnacional.com.br/noticias.asp?id=1553
    Rap Nacional ::]. www.rapnacional.com.br. Página visitada em 23 de Dezembro de 2009.
  7. .:. HUTÚZ 10 ANOS .:.. 74.125.47.132. Página visitada em 23 de Dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário