quarta-feira, 19 de maio de 2010

Eminem


Eminem, nome artístico de Marshall Bruce Mathers III, (St. Joseph,[1] 17 de outubro de 1972) é um rapper, produtor e ator dos Estados Unidos. Também conhecido como Slim Shady, já conquistou vários prêmios Grammy Award,[2] dez prêmios MTV, no Europe Music Awards realizado em Roma, Itália, Alemanha. Foi descoberto pelo rapper e produtor Dr. Dre, e mais tarde assinaria com a sua gravadora, Aftermath Entertainment. Já vendeu mais de 80 milhões de álbuns mundialmente,[3] estando entre os artistas que mais venderam discos no mundo. É considerado pela revista Rolling Stone um dos 100 maiores artistas de todos os tempos.[4] Além de rapper, foi o ator principal no filme 8 Mile, que é uma semibiografia do rapper. O filme também ganhou um Óscar por melhor canção em 2002[5] com "Lose Yourself".
Índice

Biografia

Nasce Marshall Bruce Mathers III em 17 de outubro de 1972. Quando era pequeno, estava sempre a ser agredido por sua mãe, que era dependente de drogas, a canção "Cleanin' Out My Closet" é um referência a isso e quanto Eminem a odiava. Um dia, D'Angelo Baily jogou uma bola de neve com algo pesado no meio que atingiu a cabeça de Eminem. Teve uma hemorragia cerebral e ficou dez dias em coma. Ele até fez uma canção sobre isso, "Brain Damage".

A carreira de Eminem começou em 1983, quando o seu tio, Ronnie, que tinha a mesma idade que ele, deu-lhe um cópia de uma fita de Ice T, Reckless. Foi a partir daí que Eminem percebeu que queria ser rapper. Com dezessete anos, largou a escola e conheceu Proof, e os dois participavam de concursos de rap que eram realizados no Hip Hop Shop, em Detroit. "Assim que eu pegava no microfone ouvia vaias. Mas, depois que as pessoas ouviam minhas músicas, o pessoal ficava quieto", lembra Eminem sobre aquela época.

Em 1990, levou um tiro de uma gangue de seu bairro, mas não aconteceu nada de grave. Três anos depois, morre seu tio Ronnie, que havia cometido suicídio, com um tiro na cabeça. Algum tempo depois, juntou-se com Proof e outros quatro rappers, e formaram o grupo D12 (Dirty Dozen). No ano de 1996, ele lança o seu primeiro álbum, Infinite, o qual vende quase mil cópias. Como declarado pelo próprio, foi uma experiência para ver se a sua carreira decolaria, e foi como uma demo.

Um ano depois, participa do Scribble Jam e fica em segundo lugar, perdendo para o rapper Juice, fato que voltou a ocorrer no Rap Olympics de Los Angeles. Mesmo não vencendo, o produtor Dr. Dre interessou-se pelo rapper, sendo que Eminem então assina um contrato na gravadora de Dre, Aftermath.

Em 1998, Eminem lança The Slim Shady EP que foi como um demo antes do seu primeiro álbum comercial. De seguida começa a fazer The Slim Shady LP, o seu primeiro álbum numa grande gravadora. O primeiro single desse disco foi "Just Don't Give a Fuck". Este último teve grande sucesso, tendo sido lançado no dia 23 de fevereiro de 1999 nos Estados Unidos, sendo que o álbum ficou em terceiro lugar na Billboard por várias semanas. Em setembro, a mãe de Eminem lança um processo de 10 milhões de doláres contra ele por difamação.

O seu segundo álbum, The Marshall Mathers LP é lançado no dia 23 de maio de 2000 nos Estados Unidos. Mesmo com a carreira solo, ele continua a integrar o grupo D12, e lança em 2001 o álbum Devil's Night. Dia 18 de outubro do mesmo ano começaram as filmagens para o primeiro filme do rapper, chamado 8 Mile.
Performance ao vivo no Anger Management Tour em agosto de 2005.

Eminem continuava a fazer sucesso rapidamente pelos Estados Unidos, sendo que no dia 26 de maio de 2002 saiu o seu mais esperado álbum, The Eminem Show. O álbum sairia em 4 de junho, mas foi antecipado porque o mesmo vazou na internet, antes do lançamento.

A carreira do artista chega ao auge em 2003, quando ele ganha quatro troféus no AMA, lança a sua grife de roupa Shady Limited, ganha dois Grammy, dois prêmios no Brit Awards, Oscar de melhor canção, prêmio de melhor ator e melhor ator revelação em 8 Mile no MTV Movie Awards 2003. Também participou da trilha sonora do documentário Tupac: Resurrection, feito em homenagem à Tupac Shakur. No ano seguinte, sai outro álbum do D12, D12 World. Eminem envolve-se em nova polêmica no mesmo ano quando moveu um processo contra a Apple, por acusação de eles usarem um menino de dez anos cantando a música "Lose Yourself" numa propaganda na MTV.

O grupo D12 apresentou-se no Movie Awards 2004 e Eminem mostrou a sua bunda no evento, a qual teve a cena censurada e levantou nova polémica. Eminem, Interscope e Sirius, lançam uma rádio de hip hop sem censuras, no dia 28 de outubro, chamada Shade 45. No dia 12 de novembro, é lançado o quarto álbum solo do cantor, Encore, que teve o seu lançamento novamente antecipado devido a pirataria na internet. No dia 6 de dezembro de 2005, lançou o álbum Curtain Call: The Hits, que contém alguns dos grandes sucessos de sua carreira, como as canções "Stan" (com Elton John) e "Stan" (com Dido). Mas o sucesso ficou por conta de "Thank You", onde a mesma foi sampleada por Eminem, que mais tarde veio a se tornar um sucesso em todo o planeta.

No ano seguinte, foi lançado oficialmente nos Estados Unidos o novo álbum da Shady Records, Eminem Presents the Re-Up, produzido pelo Eminem. O álbum traz músicas de Obie Trice, Bizarre, Kuniva, Proof, Swifty, Eminem, Kon Artis, Stat Quo e os novos membros da gravadora, Bobby Creekwater e Ca$his. O álbum era para ter sido uma mixtape sendo lançada com edições limitadas, mas Eminem gostou tanto do projeto que decidiu expandir e torná-la um álbum oficial. Em 2009, foi anunciada a data de lançamento do sexto álbum de estúdio do cantor, intitulado Relapse, que aconteceu no dia 15 de maio, sendo que o primeiro single do mesmo foi lançado em 7 de abril do mesmo ano. O álbum contém vários temas, entre eles "Crack a Bottle", "3AM", "Old Times Sake" e também "We Made You" como temas principais..[6] Ganhou o prêmio de "Melhor Videoclipe de Hip Hop" por "We Made You" no MTV Video Music Awards 2009 em Nova York.

No final do ano, a revista Billboard premiou o rapper como o Artista da Década[7] por ter todos seus álbuns estreando em primeiro lugar nas paradas e por ter vendido uma quantidade significativa dos seus álbuns, superando a marca de 80 milhões no mundo.[8]

No Grammy de 2010, Eminem concorria em três categorias: "melhor canção de hip hop", com "Beautiful", "melhor álbum de hip hop", com Relapse, e "melhor canção em conjunto", com "Crack a Bottle" (feat. Dr. Dre e 50 Cent) tendo vencido as duas últimas. Também fez uma apresentação ao lado de Drake e Lil Wayne.
[editar] Discografia

Ver página anexa: Discografia de Eminem

Álbuns de estúdio

* 1995: Infinite
* 1999: The Slim Shady LP
* 2000: The Marshall Mathers LP
* 2002: The Eminem Show
* 2002: 8 Mile
* 2004: Encore
* 2005: Curtain Call: The Hits
* 2006: Eminem Presents the Re-Up
* 2009: Relapse
* 2010: Recovery

Filmografia

* 2000: Da Hip Hop Witch, ele mesmo
* 2001: The Wash (filme), Chris
* 2002: 8 Mile, Jimmy "B. Rabbit" Smith Jr.
* 2009: Funny People, ele mesmo

Grammy Awards

Ver artigo principal: Prêmios de Eminem

2000

* Melhor Performance de Rap Solo: "My Name Is"
* Melhor Álbum de Rap: The Slim Shady LP

2001

* Melhor Performance de Rap Solo: "The Real Slim Shady"
* Melhor Performance de Rap por um Duo ou Grupo: "Forgot About Dre" (com Dr. Dre)
* Melhor Álbum de Rap: The Marshall Mathers LP

2003

* Melhor Vídeo Musical em Forma Curta: "Without Me" (dirigido por Joseph Kahn)
* Melhor Álbum de Rap: The Eminem Show

2004

* Melhor Performance de Rap Solo: "Lose Yourself"
* Melhor Canção de Rap: "Lose Yourself"

2009

* Melhor Álbum de Rap: Relapse
* Melhor Performance de Rap por um Duo ou Grupo: "Crack a Bottle" (com Dr.Dre & 50 Cent)

Vida pessoal

Eminem teve seu primeiro namoro em 1988, com Kimberley, quando ela tinha treze anos e ele dezesseis. O namoro dos dois prosseguiu e sete anos depois, nasceu a primeira filha da união dos dois, chamada Hailie Jade Scott. Além dessa ter sido a grande felicidade dos dois, foi o que manteve o casal junto por um bom tempo. O casamento dos dois decorre em 14 de junho de 1999.

No mês de julho de 2000, Kim tentou suicídio cortando seus pulsos, porém conseguiu se recuperar. Um mês depois, Eminem e Kimberley terminam, mas reataram novamente, tendo divorciado-se em 1 de março de 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário